Celepar sedia Maratona de Ciência de Dados em Curitiba

BLUEHACK_SESA_AGENCIADOESTADO
Durante dois dias ininterruptos, a Celepar estará sediando o primeiro Bluehack Curitiba com foco em ciência de dados e também o primeiro com a utilização de dados públicos. Será neste próximo final de semana, 2 e 3 de dezembro, em Curitiba.

A maratona intelectual que conta com a participação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) e da IBM, está voltada à obtenção de soluções e ideias que propiciem aprimoramento das políticas públicas da saúde no Estado.

Com base em dados oficiais que serão disponibilizados pela SESA, os participantes terão pela frente desafios específicos. Serão disponibilizados cinco tópicos para análise: de mortalidade materno e infantil (população de zero a um ano); de risco de doenças infectocontagiosas; da base de internações; da base de consultas de especialidades médicas; e de dados de mortalidade (violenta, cardiovasculares e neoplasias).

De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Celepar, Danilo Scalet, um dos coordenadores do Bluehack, a expectativa é que surjam ideias positivas para serem colocadas em prática na área da saúde. “No passado não tínhamos conhecimento científico e tecnologia suficientes para tratar os dados. Hoje é possível verificar qual a verdade que está dentro desses dados e, a partir disso, saber o que fazer através dessas descobertas”, disse ele, ao mesmo tempo em que informou que a divulgação externa dos resultados somente ocorrerá após autorização da Secretaria da Saúde.

Segurança

Os dados disponibilizados pela SESA são de propriedade da secretaria e serão cedidos aos participantes para o uso exclusivo no Bluehack. Somente os inscritos que estiverem participando presencialmente da maratona terão acesso às informações.

Os dados não identificam indivíduos, preservando o sigilo das informações. Além disso, todos os participantes deverão assinar o “Termo de uso dos dados”, que indicará a responsabilidade sobre a manipulação dos dados somente durante o Bluehack, salvo autorização por escrito da SESA para o prosseguimento da pesquisa.

Bluehack

O Bluehack é um grande desafio promovido pela IBM, em parceria com a Celepar e a Secretaria da Saúde. Trata-se de uma maratona tecnológica que irá reunir cientistas de dados, profissionais vinculados à saúde, programadores, desenvolvedores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas, como aplicativos web/mobile e hardware/ IOT, em um ambiente de criatividade e empreendedorismo.

A Celepar responde pela infraestrutura e a organização local do evento, a Secretaria da Saúde pelos dados oficiais do Estado e a IBM pela estrutura computacional, o método, o conjunto de softwares em nuvem para o tratamento dos dados, além de colocar à disposição a sua rede mundial de divulgação.

Nesta edição de Curitiba, o evento conta com o patrocínio da Celepar, Unimed e Positivo Tecnologia/Windows Pro.

Quem pode participar

O público alvo são cientistas de dados, estatísticos, estudantes de medicina, biomedicina, biotecnologia e tecnologia, desenvolvedores e profissionais ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas na área da saúde.

Como participar

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do dia 1 de dezembro pelo site www.blueopen.org/curitiba. Acesse o regulamento, saiba dos detalhes do Bluehack e participe.

Quando

Dias 2 e 3 de dezembro de 2017

Horário

Início às 09h00 do dia 2, sábado, até às 18h00 do dia 3, domingo.

Local

Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), Rua Nilo Peçanha, 732, Curitiba.

Tags , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.