Como transformar uma empresa de Tecnologia de 27 anos?

A mudança começou pelo mindset antes de ir para o físico

Neste mês de abril, a CINQ celebra 27 anos de história e, para isso, conta a sua trajetória neste período, bem como as ações que têm tomado nos últimos anos para se transformar positivamente.

Com muito planejamento, controle orçamentário, engajamento das lideranças e trabalho com cultura organizacional foi se trabalhando o solo nos últimos dois anos para alcançarmos um estado de renovação.

Esta movimentação começou com a percepção das intensas metamorfoses causadas pelas novas tecnologias e transformação digital e que exigem, mais do que nunca, aprendizado e experimentações constantes. Desta forma, incentivou a criação do Programa CINQ TECH e culminou na mudança da sede em Curitiba no dia 06 de março de 2019. A mudança de ambiente começou pelo mindset antes de ir para o físico.

Para esta iteração da CINQ tem-se os três pilares do CINQ TECH: explore (explorar), learn (aprender) e develop (desenvolver), que norteiam as iniciativas de desenvolvimento organizacional. O propósito é acelerar o aprendizado profissional e manter vivo este ecossistema de inovação e digital transformation.

Neste sentido, a multinacional de TI passou a adotar mais fortemente a metodologia de Design Thinking e expansão das novas ofertas de serviços como Design de Soluções de Software e Alocação de Times Ágeis.

A CINQ também trabalha com Gestão da Inovação. E, dentre as sugestões dos colaboradores, no widget “sugestões”, da intranet gamificada da empresa, encontrava-se repetidamente a mudança de ambiente físico e localização mais central. Neste ínterim de ouvir e co-criar, começou-se um projeto de renovação do ambiente da CINQ.

No que tange às motivações para mudança de sede, a empresa compartilha que, considerando tanto da sua forma de trabalho quanto do setor em que atua, tem se dedicado para se manter em constante atualização. “Estamos mais que acostumados a iniciar e encerrar projetos, e, de tempos em tempos promover uma mudança completa nas ferramentas, processos e metodologias de trabalho utilizadas na execução do nosso trabalho”, afirma Bárbara Ritzmann, responsável por Desenvolvimento Organizacional e Gerente de Inteligência Corporativa, da CINQ Technologies.

“O setor de tecnologia não para. Se hoje estamos falando, por exemplo, em React, Angular, Java e .NET, amanhã essas linguagens podem ser totalmente substituídas. E para nos mantermos no mercado depende da nossa capacidade de adaptação”, comenta Ritzmann.

Então, considerando o desafio de manter a empresa up to date aos acontecimentos do mercado, com foco em propiciar o melhor ambiente possível, a liderança entendeu que era hora de mudar.

Com isso, a escolha do espaço foi baseada em três pilares: ambiente, acessibilidade e integração.

Tratando-se de ambiente, a CINQ fez benchmarking e visitas a outras empresas e focou em um espaço que abriga a nova identidade visual da organização. O local conta com laboratório de inovação, sala para capacitações, salas de reuniões, área fun e terraço com jardim do prédio.
No quesito acessibilidade, pensou-se tanto na inclusão quanto localização, a qual facilita opções de alimentação, comércio em geral e transporte público, além de prédio com bicicletário.

Por fim, a integração foi fator fundamental, pois conforme a CINQ começou a crescer na sede atual, tornou-se um grande desafio a uniformidade no espaço físico e nos processos de gestão. A mudança de ambiente veio como forma de unir as áreas e projetos da empresa em um local único e integrado.

“Para se manter em equilíbrio é preciso estar em constante movimento”. A frase de Albert Einstein demonstra o equilíbrio ganha-ganha e a transformação que a CINQ está buscando.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.