Curitiba é metrópole mais sustentável do Brasil

Prefeito Rafael Greca debate soluções integradas com prefeitos da região metropolitana. Curitiba, 19/04/2017 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

A Região Metropolitana de Curitiba é líder em desenvolvimento sustentável. A conclusão é de um estudo publicado na revista Pnas, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América. O grupo de pesquisadores criou um índice de desenvolvimento sustentável e analisou 38 regiões metropolitanas brasileiras e mais 207 municípios da África do Sul.

A existência de fatores como habitação, saneamento básico e eletricidade permitem saber o quanto estes locais estão próximos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que relacionam justiça social com preservação ambiental. O índice da Região Metropolitana de Curitiba, de acordo com esses critérios é de 0,9597.

Para o prefeito Rafael Greca, mais do que um motivo para comemorar, o ranking é um incentivo para continuar o trabalho com a Região Metropolitana. “Já ganhamos o Prêmio Mundial do Habitat em 1996 e mais esse reconhecimento nos estimula a trabalhar ainda mais pelo nosso povo e pela integração”, diz ele.

Greca destaca nesta questão a atuação do Pró-Metrópole, do qual é presidente. O comitê gestor conta ainda com a representação da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), da Comec, do Sebrae/PR, da Fecomércio e da Faciap. “Tanto melhor for a cidade, mais nós trabalharemos para que ela seja superior às dificuldades políticas do Brasil contemporâneo.”

Atrás de Curitiba aparecem a Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, em Santa Catarina. As de Campinas, São Paulo e Belo Horizonte aparecem na sequência.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.