Curitiba testa piso gerador de energia para sinalizar ciclovias

Piso gerador de energia em testes irá sinalizar ciclovia e pista para pedestres, no Centro Cívico. Curitiba, 19/07/2018 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Piso gerador de energia em testes irá sinalizar ciclovia e pista para pedestres, no Centro Cívico. Curitiba, 19/07/2018 Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O prefeito Rafael Greca visitou no final da tarde desta quinta-feira (19/7) a instalação dos pisos geradores de energia na ciclovia e na ponte sobre o Rio Belém, próximos ao Palácio 29 de Março, no Centro Cívico.

O projeto está em fase de testes e usa uma tecnologia da empresa japonesa Soundpower que foi oferecida à Prefeitura de Curitiba sem custo por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

“Esses caminhos que se acendem por si, com a energia do pedalar e do passo humano, são um novo parâmetro que chega em Curitiba junto com as comemorações da imigração japonesa”, disse o prefeito. “Agradecemos à Jica e espero que um dia possamos ter esses dispositivos em todos os trechos de ciclovias da cidade. É o futuro chegando.”

A ideia foi programada em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura. Na ocasião, Greca autorizou os testes – cujos resultados serão analisados.

Como funciona

O dispositivo faz com que a vibração emitida pelo andar das bicicletas e pedestres gere energia suficiente para iluminar sinais ao longo do trajeto. Eles são usados para alertar sobre a passagem de ciclistas e ajudar quem está a pé.

O equipamento também permite a contagem do tráfego das pistas.

Durante a visita, Greca conversou com o CEO da Soundpower, Kohei Hayamizu, e com o consultor técnico da empresa no Brasil, Oscar Yamawaki, já a respeito de possíveis ampliações e melhorias no projeto.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.