Evento reúne Academias Cisco em Curitiba

Instrutores e administradores das Academias Cisco da região Sul do Brasil reuniram-se em Curitiba, no Campus da Indústria, para mais uma edição do Academy Day. O evento que acontece anualmente tem como objetivo fornecer aos presentes as principais atualizações sobre o Cisco Networking Academy – programa de capacitação na área de redes de transmissão de dados – bem como promover a troca de experiências e boas práticas entre as Academias, além de realizar contatos com instituições interessadas em oferecer o programa.

Com o tema “Internet de Todas as Coisas”, o encontro contou com a participação do gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Cisco Brasil, Flávio Prevedel, que apresentou os principais projetos, dados estatísticos e o crescimento do programa no país, além de abordar o empoderamento da futura força de trabalho e as habilidades empregáveis no tema. Já o gerente técnico Cisco par América Latina e Caribe, José Esquivel, apresentou as atualizações do programa e do tema no âmbito técnico.
Fabiano Carvalho, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), avalia como ponto mais positivo o networking facilitado pelo evento. “A Cisco é composta por especialistas na área de Sistemas, que trazem novas informações sobre o tema. Estar próximo desse ecossistema aumenta nossa percepção sobre o tema”, conta.

Luiz Corrêa Júnior, da Universidade Tuiuti, acredita que além dos contatos, as novas informações sobre os cursos da Cisco auxiliam a expandir o conhecimento tanto da universidade, quanto dos alunos, principalmente na área de Tecnologia da Informação. “A ligação entre a Tuiuti e a Cisco iniciou com a pós-graduação da universidade, que existe há 14 anos, mas que nos últimos cinco anos passou a oferece a certificação aos alunos”, explica. “Já formamos cerca de 300 alunos com a certificação, que ocupam atualmente cargos sêniores ou de gerência, com salários de 20 mil reais. Muitos estão atuando no exterior. A certificação é um grande diferencial no mercado”, completa.
O coordenador e instrutor da Cisco no Senai, Flávio Gomes, fala da importância de o evento ser realizado na Academia da instituição. “Recebemos um feedback positivo da Cisco, pois nossa Academia está inserida em um ambiente que congrega educação, empreendedorismo e inovação, o que vai de encontro aos objetivos do programa e oferece muitas oportunidades aos nossos alunos”, explica.

A Academia Cisco do Centro Internacional de Inovação do Senai tem o certificado de Academy Support Center (ASC), que permite que a unidade possa oferecer consultoria do programa de ensino da Cisco ao redor do mundo. Gomes e o instrutor Cleverson Calegari também possuem a titulação de Instructor Trainning Center (ITC), que os autorizam a também treinar instrutores da rede Cisco. Entre os mais de 25 países participantes da rede na América Latina e Caribe, apenas 190 profissionais possuem esta certificação mundial – 40 deles no Brasil.

Cisco – O Programa Cisco Networking Academy foi criado para atender à demanda crescente por profissionais qualificados para implementar e manter soluções de redes, sobretudo na construção de infraestrutura de redes para fomentar o desenvolvimento econômico. O programa de ensino Networking Academy utiliza um modelo de associação público-privada, com a participação de instituições educativas, organizações sem fins lucrativos e organizações não governamentais e centros comunitários que ofereçam aulas, equipamentos de laboratórios de informática e instrutores qualificados.

A Cisco oferece programas de estudo online, ferramentas de aprendizagem virtual, assistência acadêmica, formação de professores e oportunidades de desenvolvimento profissional para instrutores. O objetivo do programa é capacitar profissionais através de uma formação técnica, teórica e prática na área de redes de transmissão de dados, podendo atuar em empresas de telecomunicações, provedores de acesso e serviços de internet, prestadores de serviços em infraestrutura de TI.

Atualmente, o programa está presente em 170 países e em mais de 10 mil academias. A parceira entre a Cisco Systems, através do programa Cisco Networking Academy, e o Senai Centro Internacional de Inovação existe há mais de 10 anos.

Saiba mais no site do Senai: http://www.senaipr.org.br/qualificacao-profissional—cisco-ccna-exploration-40—curitiba-campus-da-industria-3-9446-99002.shtml

Acesse as fotos do evento: http://www.agenciafiep.com.br/galeria_fotos/cisco-academy-day/

Tags , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.