FIEP lança Bússola da Inovação 2019 destacando as empresas TecVerde, CINQ e Redisul

A CINQ esteve presente no lançamento da Bússola da Inovação 2019 no Câmpus da Indústria da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) por meio do seu Diretor de Crescimento, Carlos Alberto Jayme e Nôga Simões, Gerente de Inovação e Marketing. A empresa foi reconhecida pelo destaque em inovação e compartilhou com a imprensa Paranaense sobre as principais iniciativas e resultados de inovação.

A abertura do evento foi conduzida pelo Presidente do Sistema FIEP, Edson Campagnolo, o qual comentou sobre a simbologia da bússola em madeira que foi entregue aos participantes. Esta representa a busca contínua da Federação pelo direcionamento certo rumo ao progresso das indústrias paranaenses. Em seguida, a Gerente Executiva do Observatório, Marília Souza, apresentou os resultados do Perfil de Inovação das Indústrias Paranaenses.

Os resultados da Bússola da Inovação, diagnóstico realizado de fevereiro a dezembro de 2018, com a participação de 906 indústrias, sendo 81% micro e pequenas e 19% médias e grandes, apontaram que o Paraná se destaca em três dimensões:

1) Ambiente Interno (2,81 de 4 pontos), a partir de práticas internas de estímulo à inovação muito presentes: trabalho em equipe (51%), confiança na empresa e entre os colaboradores (49%) e líderes que mobilizam as pessoas a assumirem riscos (33%);

2) Informação e Conhecimento (2,63 de 4 pontos) por meio de busca de informações dentro e fora da empresa (53%), uso de experiência e das informações para gerar novos conhecimentos (43%) e compartilhamento de informações dentro e fora da empresa (39%);

3) Resultados da Inovação (2,46 de 4 pontos), sendo as seguintes inovações realizadas: Novo produto (57%), Melhoria de produto (57%), Novo processo produtivo (41%), Melhoria de processo produtivo (49%), Melhoria nas práticas de gestão (49%).

Três empresas foram homenageadas por se destacarem em inovação durante este lançamento: CINQ, Redisul e Tecverde. Carlos Alberto Jayme, Diretor de Crescimento, comenta sobre o evento e o reconhecimento: “É uma grande satisfação ser reconhecido na FIEP, instituição que admiramos e temos recebido apoio em vários momentos. A inovação está presente em nosso DNA, em nossa marca. Fomos a primeira empresa a aderir ao NAGI no Paraná.

Com isto, demos os primeiros passos em gestão da inovação. Atualmente, percebemos que a inovação é fomentada mais pela cultura empresarial do que pelos processos de gestão de inovação. A cultura tem um papel de propiciar um ambiente de conexões internas, externas, aprendizado, ompartilhamento, experimentação, sujeito a riscos, tolerante a erros e de evolução constante. Hoje usamos o Design Thinking em toda a empresa, participamos de vários ecossistemas externos e temos um tripé que nos transforma numa “startapona”: o CINQ Café para integração interna, o CINQ Tech para aprendizado e compartilhamento e o CINQ Lab para experimentações e provas de conceito. O nível de engajamento melhorou muito, o que nos possibilitou este reconhecimento e também como uma das 3 melhores empresas em Gestão da Inovação no Prêmio Nacional de Inovação 2019.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.