Google Cloud: Como fazer compras online com segurança no Natal

Compras pela internet costumam gerar uma certa insegurança em alguns consumidores. Além da praticidade – e da fuga de longas filas nas lojas físicas – é importante saber como se prevenir. O alto volume de vendas on-line em épocas sazonais, como o Natal, acaba aumentando as chances de golpes, transformando uma atividade agradável em uma grande dor de cabeça.

Em primeiro lugar, opte por um provedor de e-mail que te mantenha longe de spams e phishings – e-mails de publicidade que podem conter vírus -, que possuem endereço de recebimento forjado, parecendo que veio de uma organização confiável. Caso costume receber este tipo de conteúdo, evite clicar em anúncios ou links não-confiáveis, pois isso pode colocar seus dados em risco.

“As empresas provedoras de Cloud costumam investir um montante considerável em segurança para evitar que seus clientes sejam expostos a riscos. O Google, por exemplo, investiu, nos últimos três anos, US$ 3 bilhões em diversas frentes, incluindo segurança”, afirma João Bolonha, diretor de vendas de Google Cloud para América Latina.

Caso o seu computador seja infectado por um vírus, suas informações pessoais de compra podem ficar expostas. Por isso, é essencial que você coloque barreiras e tome os cuidados necessários, evitando que algum cibercriminoso alcance seu objetivo. Bolonha ressalta a importância de o provedor ter uma equipe qualificada para detectar, o quanto antes, uma possível ameaça, criando portas de defesa para que proteger os dados. “Nossos produtos têm segurança em todas as camadas do sistema – de ponta a ponta – resguardando as informações de todos os clientes”, diz.

O Google Cloud separou algumas dicas para que você tenha um final de ano tranquilo. Então, ao fazer compras de Natal e Ano Novo pela internet, certifique-se de:

Ter um antivírus ativo e atualizado: os antivírus são constantemente atualizados com cada vez mais barreiras e formas de ‘‘limpar’’ o sistema. Não esqueça de atualizar o seu e verificar se ele está ativo e rodando.

Ativar mais de uma forma de segurança para o seu e-mail: você pode implementar diversas configurações para evitar que um indivíduo entre em sua conta. O Google Cloud, por exemplo, possui um serviço de envio de SMS aos usuários do G Suite informando o momento em que um login é feito. Outra forma de defesa é o uso da chave de segurança, que deve ser plugada no computador toda vez que um dispositivo diferente for acessado.

Verificar a procedência da loja: as lojas online confiáveis geralmente têm os selos dos certificados em suas páginas. Procure também pela opinião de quem já comprou por meio destes sites em fóruns de reclamações e nas organizações governamentais responsáveis.

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.