Pesquisa da ACP/Datacenso mostra que empresários paranaenses aprovam atuação do presidente e do governador nos primeiros 100 dias de gestão

A Associação Comercial do Paraná divulgou nesta quarta-feira, dia 10/04, uma pesquisa de opinião feita entre empresários paranaenses sobre a aprovação dos governos federal e estadual, nos primeiros 100 dias de mandato. A pesquisa foi executada pela Datacenso Inteligência de Mercado e Marketing. O presidente da ACP, Gláucio Geara e o CEO da Datacenso, Cláudio Shimoyama apresentaram os resultados da pesquisa.

O grau de aprovação do governo de Jair Bolsonaro (aprova totalmente/aprova parcialmente) entre os empresários paranaenses é de 70%. O governador Ratinho Jr. tem a aprovação entre o empresariado (aprova totalmente/aprova parcialmente) de 85%.

A pesquisa da Datacenso foi feita entre 1.433 empresários em 78 municípios paranaenses realizada entre 28 de março e 3 de abril, sendo a margem de erro de 3% e grau de confiança de 95%.

Na pesquisa da ACP/Datacenso os empresários do Paraná consideram que as reformas e medidas prometidas pelo presidente Jair Bolsonaro vão ser muito ou muitíssimo (69%) importantes para o desenvolvimento econômico do país.

Em outra pergunta, o Datacenso pede ao entrevistado a avaliação do desempenho nos primeiros 100 dias de governo. Os empresários pesquisados consideram que o desempenho do presidente é ótimo/bom para 62% dos entrevistados, sendo que 14% consideram o desempenho regular.

No levantamento da ACP/Datacenso, os empresários acreditam que o governo federal conseguirá aprovar as reformas prometidas ainda este ano (66%) e as mensagens que os empresários enviaram ao presidente, se destacam as seguintes: “Boa sorte, continue com o bom trabalho”; “Menos twitter e mais trabalho”; “Reduzir a carga tributária”; “Combater a corrupção” e “Afaste os filhos”.

Avaliação para Ratinho Jr.

Para o governador Ratinho Jr. o desempenho nos primeiros 100 dias é aprovado (ótimo/bom) por 62% dos entrevistados. Entre os entrevistados, 29% consideram que o governador teve um desempenho regular. Os empresários acreditam que o governo de Ratinho Jr. será melhor (57%) do que foi nos primeiros meses de atuação. Os empresários consideram que Ratinho Jr. tem correspondido às expectativas que tinham com sua eleição (70%). E um recado claro dos empresários ao governador é sobre o que esperam de sua gestão. A redução da carga tributária é pedida por 30% dos entrevistados, seguido do estímulo à geração de empregos (19%); melhoria na qualidade da educação (15%); combate à corrupção (10%) e obras de infraestrutura (4%).

O presidente da ACP, Gláucio Geara, diz que a pesquisa é um retrato do pensamento dos empresários paranaenses e serve de parâmetro para as ações do presidente e do governador em relação à classe produtiva. “Em 2018 todos aprovamos o aumento de carga tributária para equilibrar as finanças do estado, mas esperamos que ela seja reduzida ao se alcançar este equilíbrio financeiro”, destacou Geara. O CEO da Datacenso, Cláudio Shimoyama, destacou que a pesquisa é inédita por ser feita apenas entre empresários de todo o estado. “De forma geral, os empresários paranaenses estão apoiando o que o presidente e o governador fizeram até agora e têm muita confiança de que muita coisa boa ainda virá pela frente em prol do desenvolvimento do Paraná e do Brasil”, disse Shimoyama.

Fonte: Associação Comercial do Paraná

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.