Smart City Expo Curitiba começa nesta quarta-feira com palestrantes de renome mundial e exposição gratuita

Curitiba recebe nesta quarta e quinta (28/02 e 1º/03) centenas de autoridades internacionais em soluções inteligentes para melhorar a vida das pessoas nas cidades. Elas participam como palestrantes e debatedoras do Smart City Expo Curitiba 2018, primeira edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, com o tema “A inovação como motor de desenvolvimento econômico”.

O evento, chancelado pela Fira Barcelona Internacional, vai ocupar toda a área do Expo Renault Barigui, dividido em duas grandes atividades: um congresso com dezenas de palestras e debates e uma feira com 22 estandes de empresas nacionais e internacionais que apresentarão seus projetos. Também haverá uma Smart Plaza, reunindo cerca de 70 startups.

Para a participar das palestras é necessário comprar um passaporte. Já o acesso à área de exposição poderá ser feito de maneira gratuita após a realização de credenciamento pelo site do evento ou no local.

O Smart City Expo Curitiba será dividido em quatro pilares de soluções a serem apresentadas: Tecnologia Disruptiva, Governança, Futuras Cidades Sustentáveis e Inovação Digital e Desenvolvimento Econômico.

Grandes nomes

Entre os palestrantes do Smart City Expo Curitiba 2018 – que inclui duas mesas de debate, 13 conferências, 60 talks, três sessões plenárias e oito sessões paralelas –, estão grandes nomes, como o arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, que dirige o Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), celebrado pela revista de tecnologia Wired como uma das 50 pessoas que vão mudar o mundo, e o arquiteto Jorge Perez Jaramillo, responsável pela evolução urbana de Medellín até 2015. Ambos vão palestrar no dia 28 de fevereiro.

O congresso também terá palestras e discussões coordenadas por Frans-Antom Vermast, consultor de estratégias de planejamento urbano do Amsterdam Smart City; a indiana Tia Kansara, fundadora da Kansara Hackney, consultoria internacional que desenvolve soluções para problemas urbanos; Pedro Vidal, gerente do Programa Santiago Smart City, Chile; Agustín Suárez, diretor geral de Gestão Digital da cidade de Buenos Aires, Argentina; e Carolina Pozo, ex-secretária geral de Planejamento, Inovação e Governo aberto para a cidade de Quito, no Equador, entre outros.

O CEO da Fira Barcelona Internacional, Ricard Zapatero, e curadora do Smart City Expo World Congress, Pilar Conesa, também estarão em Curitiba. Caso tenha interesse em realizar uma entrevista com eles, por favor, marcar com antecedência com a assessoria de imprensa.

Smart Plaza Vale do Pinhão

Além dos estandes, os visitantes poderão conhecer o espaço exclusivo do Vale do Pinhão, programa da Prefeitura de Curitiba que estimula a conexão entre os diversos agentes do ecossistema da cidade, como universidades, empresas, startups, pessoas físicas e governo, para que atuem em conjunto e fortaleçam o desenvolvimento de negócios inovadores na capital.

Nesse espaço, serão apresentadas propostas de revitalização dos bairros curitibanos que integram a iniciativa. A estrutura terá como objetivo fomentar o networking e intercâmbio de conhecimentos, unindo demanda e ofertas de soluções inovadoras. Serão exibidos projetos desenvolvidos em áreas como saúde, educação e planejamento urbano que estão sendo desenvolvidos no Vale do Pinhão.

Uma das atrações exibidas no local será o Adam Robô, desenvolvido pela startup Prevention. O robô pode pré-avaliar um paciente e realizar testes para diagnosticar doenças como miopia, hipermetropia, presbiopia (vista cansada) e astigmatismo.

Smart City Expo Curitiba 2018
Data: 28 de fevereiro e 1º de março de 2018
Local: Expo Renault Barigui – Curitiba – PR
Endereço: Alameda Ecológica Burle Marx, 2518 – Santo Inácio – Curitiba – PR
Horário: das 09h30 às 18h00
Telefone para contato: (41) 3019-1025
Site oficial para informações e inscrições: https://www.smartcityexpocuritiba.com/
Valor do ingresso: R$ 1200 entre os dias 1º e 27 de fevereiro e R$ 1500 durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março. A entrada na exposição é gratuita, mediante cadastro prévio no site

Tags , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.