Alunos paranaenses são premiados em Olimpíada Brasileira de Física

Alunos da rede estadual de ensino conquistaram oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. A solenidade de entrega das medalhas será em maio, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

As provas aconteceram no ano passado, em duas fases. O Colégio Estadual do Paraná ficou com duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze.

O aluno do 3º ano do curso técnico em Edificações, Daniel Santos da Silva, contou que se preparou para a prova, mas não esperava levar o ouro. “Foi uma experiência boa, quando saiu o resultado eu esperava uma nota boa, fiquei feliz com a medalha de ouro”, disse o aluno que pretende futuramente cursar Engenharia Espacial.

Para o aluno do 2º ano do ensino médio, José Carlos dos Santos, medalha de bronze, a medalha é um incentivo porque ele quer seguir na área. “Sempre que precisei, meus professores ajudaram a tirar as dúvidas e pretendo cursar Física e seguir essa profissão”, disse José.

A professora e coordenadora de Física do Colégio Estadual do Paraná, Márcia Melo Barbetta, destacou que as medalhas são um reflexo do trabalho que os professores realizam em sala de aula. “Foi a primeira vez que o colégio participou da Olimpíada de Física. É um orgulho para toda a equipe e demonstra que, assim como nós, eles também gostam da disciplina”, falou a professora.

Medalha de prata para o aluno Marcelo Henrique Bittencourt, do Colégio Estadual Amâncio Moro, em Corbélia, e para Jonas Gabriel Vilela Santos, do Colégio Estadual Santo Agostinho, em Palotina.

E mais medalhas de bronze para os alunos Mateus Marochi Olenik e Pedro Henrique Zavelinske, ambos do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, em Irati. Também para o aluno Flávio Gura, do Colégio Estadual Regente Feijó, em Ponta Grossa, e Rafael dos Santos Peixoto, em Astorga.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e as inscrições para este ano já estão abertas. Podem participar alunos do último ano do ensino fundamental (9º ano) e de qualquer ano do ensino médio. As inscrições são realizadas pela própria escola, no endereço: www.sbfisica.org.br

Fonte: Agência de Notícias do Governo do Paraná

Tags , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.