Aplicativo apresenta um tour audioguiado por Curitiba

Foto: divulgação Ministério da Cultura

O edital Concurso Cultura 2014, promovido pelo Ministério da Cultura, premiou diversos segmentos culturais diferenciados, entre eles o Curitiba AudioWalk, contemplado na categoria patrimônio. O aplicativo de smartphone propõe uma caminhada sonora por diversos pontos do Centro Histórico da capital paranaense, com base em pesquisas e depoimentos de artistas e personalidades ligadas à vida cultural urbana.

“O uso de fones de ouvido conectados a um aparelho com o aplicativo, possibilita uma experiência imersiva pelos sons das ruas, praças e monumentos”, explicam os criadores do projeto. O app foi idealizado pela sound designer Lilian Nakahodo e pelo turismólogo Yure Lobo, e desenvolvido em parceria com a empresa PepperBox Studio.

“O projeto busca aproximar as novas tecnologias e a experiência turística por meio de novas mídias e processos sociais. O conteúdo é rico e baseado em diversos pontos de vista de pessoas que conhecem e amam o centro da cidade. É uma maneira criativa e estimulante de conhecer a cidade, além de contribuir para a valorização do seu patrimônio material e imaterial”, explica o Yure Lobo.

Para fazer o tour audioguiado, é preciso baixar o aplicativo gratuito em um dispositivo móvel, como o smartphone, tablets e utilizar fones de ouvido. O passeio sonoro, com duração aproximada de 1h30 é conduzido pela voz de Michelle Pucci, atriz, cantora e apresentadora. São 14 trechos sonoros, identificados em um mapa interativo, numa rota pré-estabelecida, com fotos e tecnologia de localização. O download pode ser feito para celulares Android e pode demorar um pouco, pois todas as informações ficam disponíveis offline. Inicialmente será feito o download de todo conteúdo e instalado no seu telefone.

Fonte:
Ministério da Cultura

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.