As 5 habilidades do líder do futuro

As 5 habilidades do líder do futuro

A Pesquisa Global de Diversidade e Inclusão , da consultoria PwC, ouviu 25 indústrias, 40 países e 3 mil participantes. Os dados coletados apontam que 63% das lideranças empresariais em comparação com 42% dos empregados acreditam que suas organizações fornecem informações regularmente sobre diversidade e inclusão. Somente 5% das organizações da pesquisa estão tendo sucesso nos programas relacionados ao tema.

É preciso falar sobre o novo papel das lideranças, tendo em vista que essa é uma exigência do ecossistema dos negócios e fundamental na resolução de problemas, principalmente no contexto atual de constantes transformações. Pensando nisso, Carine Roos, CEO da Newa, empresa especializada na capacitação de líderes e colaboradores que transforma as organizações por meio da diversidade, inclusão e inovação, lista as cinco principais habilidades do líder do futuro.

1 – Comprometimento

Não basta apenas reconhecer a importância da diversidade no mundo corporativo, é preciso que as lideranças firmem um compromisso ético com a inclusão. Isso será essencial para manter equipes mais engajadas, satisfeitas e que tragam melhores resultados.

2 – Escuta Ativa

Um líder empático e com a habilidade de confortar sua equipe é mais capaz de manter o funcionário motivado a contribuir e resolver os problemas. “Essa característica mostra cuidado com o indivíduo por trás do funcionário, além da intenção genuína de estar presente, de se importar e de ter curiosidade no que ele fala. E quando um colaborador de fato se sente ouvido, está muito mais disposto a ajudar os outros”, defende a CEO da Newa.

3 – Vulnerabilidade

Outra habilidade de extrema importância é a vulnerabilidade, ou seja, aprender, reaprender e aprender novamente. É preciso entender que nem mesmo os líderes têm todas as respostas. Por isso, é importante trazer o time mais perto para contribuir e dar ideias, promovendo participação de todos.

4 – Ser exemplo

Além de tudo, é essencial ter coerência e consistência, ou seja, agir conforme suas falas e dar o exemplo, independentemente da posição que ocupa na empresa. A competência em questão gera credibilidade e confiança. Essencial para gerar referência e norte para o momento que estamos vivendo.

5 – Evolução

E, por fim, uma habilidade essencial é estar em constante aprendizado e interessado em aprender e ouvir as pessoas. “A evolução como ser humano vai além dos resultados empregados em uma empresa. É um compromisso com o seu autodesenvolvimento, para que essa pessoa seja, de fato, uma cidadã melhor”, completa Carine.

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