Asaas compra curitibana Base ERP para oferecer gestão financeira

Asaas compra curitibana Base ERP para oferecer gestão financeira


Piero e Diego Contezini, cofundadores do Asaas

Para fortalecer o seu posicionamento enquanto Assistente do Empreendedor, a fintech catarinense Asaas passará a oferecer funcionalidades de gestão financeira junto às suas soluções de pagamentos e cobranças. A novidade é resultado da aquisição da empresa Base ERP, de Curitiba, que fornece um software SaaS baseado em nuvem para gestão de pequenos negócios.

A compra faz parte da estratégia de crescimento e de ampliação da plataforma Asaas, que atende a mais de 56 mil clientes em todo Brasil. Na última rodada de investimentos recebida pela fintech em 2020  — liderada pelo fundo de investimento Inovabra Ventures, do banco Bradesco, no valor de R$37 milhões  —, a aquisição de empresas adjacentes ao negócio já estava prevista. 

“Nosso propósito com essa nova categoria de Assistente do Empreendedor é revolucionar a gestão dos negócios, permitindo que, em uma mesma ferramenta, o empreendedor possa ter acesso a serviços financeiros e de gestão, algo que ainda não está disponível de forma integrada no mercado nacional”, aponta o CEO do Asaas, Piero Contezini. 

Com a aquisição,  o Asaas assume toda a operação da empresa e integra ao seu portfólio a oferta das funcionalidades ERP em um modelo completamente transacional, sem mensalidades e sem necessidade de assinatura recorrente. A cobrança será feita por transação, de acordo com o que for utilizado pelo usuário, reduzindo os custos para o empreendedor. A emissão de uma nota fiscal, por exemplo, será gratuita no primeiro uso e custará R$1 para cada emissão adicional.

O Asaas já conta com mais de 20 produtos diferentes e planeja, com a aquisição da Base ERP, lançar outros cinco recursos relacionados à gestão financeira, de vendas, de delivery e de restaurantes.

Parcerias com ERPs continuam

O CEO da empresa, no entanto, enfatiza que segue com a estratégia de parcerias com ERPs que queiram agregar em suas plataformas as soluções oferecidas pelo Asaas, como os métodos de pagamento e a automação de processos.

“Não vamos concorrer com ERPs. A ideia é disponibilizar aos nossos parceiros de integração por API e whitelabel uma camada de novas funcionalidades com fácil implementação, tornando seus produtos mais completos e entregando ainda mais valor para seus clientes”, explica Piero Contezini. Hoje, o Asaas possui cerca de 150 parceiros ERPs, que atuam principalmente em verticais específicas e, com a aquisição, poderão agregar melhorias em seus sistemas.

Toda a equipe da Base ERP passou a integrar o time do Asaas, inclusive o CTO (Chief Technology Officer), Hugo Stephan, que tem no currículo o desenvolvimento de três plataformas de gestão de negócios, sendo a Base ERP o terceiro empreendimento no segmento. 

Próximos passos

A fintech Asaas começou oferecendo métodos de pagamento e de cobrança e automação de processos financeiros e agora cresce para atender as demandas fiscais e de conciliação financeira de seus clientes —  compostos, principalmente, por micro e pequenas empresas. Além disso, o Asaas acaba de lançar seu cartão pré-pago, abrindo uma oferta de crédito pós-pago que deve ser expandida em breve. 

Para ampliar o ecossistema Asaas, também há a previsão de novas aquisições, visando o acréscimo de mais funcionalidades ao portfólio. A empresa ainda deve anunciar em breve a homologação como instituição de pagamentos junto ao Banco Central.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *