Cartórios de Protesto registram aumento de 180% nos serviços digitais na pandemia

Com aumento de 180%, em comparação com a demanda observada em 2019, as solicitações por meio da Central Nacional de Protesto (Cenprot) têm sido importantes aliadas dos comerciantes, empresários e cidadãos que não receberam valores que lhes eram devidos. Os Cartórios de Protesto viram a base de usuários e os números de solicitações aumentarem em decorrência da crise pandêmica. O serviço mais requisitado é a solicitação de anuência eletrônica. Os números passaram de 1.678 solicitações no ano passado para 4.702 em março deste ano.

O crescimento na demanda se deu significativamente após a recomendação de distanciamento social como forma de combate à pandemia do novo coronavírus. As solicitações de pesquisa por CNPJ e CPFs e a anuência estão entre os serviços mais solicitados atualmente, seguidas do pedido de certidões. Somente em março, o número total de pesquisas ultrapassou a marca de 1.5 milhão. Já o pedido de certidões teve crescimento de 79%.

Optar pelos serviços digitais dos Cartórios de Protesto é uma alternativa que traz muita praticidade, comodidade e segurança ao empresário, comerciante e, também, ao cidadão. Na Cenprot, disponível por meio do site www.pesquisaprotesto.com.br, os usuários podem ter acesso aos serviços dos 177 Cartórios de Protesto do Paraná sem precisar sair de casa. Somados os serviços digitais mais utilizados, já foram realizadas 1.548.077 solicitações, apenas de janeiro a março de 2020.

A plataforma permite que sejam realizados, de forma online e gratuita, a consulta de CPFs e CNPJs, pedidos de certidões, cancelamentos e anuências. Inclusive, outras novidades que tornaram os serviços mais acessíveis dizem respeito à possibilidade do envio de títulos de forma digital por meio da Cenprot e as intimações enviadas aos devedores por meio eletrônico.

Nos últimos meses, as solicitações feitas por meio da Central Nacional de Protesto mostram que a pesquisa de protesto é a opção mais buscada pelos usuários, que desejam consultar, gratuitamente, a base nacional de indicação de devedores. Assim, o usuário protege seu negócio de contratações ou negociações com devedores inadimplentes. O balanço oficial mostra, também, que houve aumento expressivo na procura por anuência eletrônica, que é a autorização, concedida pelo credor de um título protestado, para que o protesto possa ser cancelado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.