Conheça o trabalho do Instituto que faz de Curitiba a cidade mais digital do Brasil

O trabalho de mais de 15 anos, realizado pelo ICI – Instituto Curitiba de Informática, garante o reconhecimento nacional e mundial da capital do Paraná como cidade capaz de melhorar a qualidade de vida da população com uso intensivo de recursos tecnológicos. Curitiba já figurou em ranking da revista Forbes como uma das cidades mais inteligentes do mundo, em 2009, e também já foi eleita a mais digital do Brasil, em 2012, de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais em levantamento da Fundação CPqD e Momento Editorial.
Os sistemas integrados pelo ICI já garantiram quase 9 milhões de lançamentos contábeis pela prefeitura de Curitiba, 3.800 processos licitatórios e mais de 60 mil empenhos gerados, 43 mil alvarás comerciais  e de construção, mais de 600 mil lançamentos de IPTU e 7,6 milhões de documentos de arrecadação processados. Também garante o controle da frota, do patrimônio e de imóveis da cidade e, ainda, administração da dívida ativa com integração junto à Receita Federal e ao Tribunal de Contas do Paraná.
O Instituto Curitiba de Informática atua em todo o território nacional como referência em pesquisa, integração, desenvolvimento e implementação de soluções completas para a gestão pública. É considerado um centro de excelência na integração de softwares, aliando determinação, competência e alta tecnologia. Com mais de 600 colaboradores, conta com profissionais altamente capacitados para realizar mais de 9.000 atendimentos/mês e garantir o funcionamento de duas centenas de sistemas e portais e cerca de 700 serviços para a população na internet.
O ICI também é responsável por mais de 86 mil equipamentos, 1.754 redes de dados, 33 mil contas de e-mail, 100% da conectividade do município em fibra óptica e suporte técnico e manutenção de softwares básicos. São 22 mil horas/mês de suporte, desenvolvimento e manutenção em operação 24 horas nos sete dias da semana.
Todo esse trabalho garante a gestão de quase 9 milhões de documentos em base digital, a arrecadação mensal de mais de 67 milhões de reais em Impostos sobre Serviços, com emissão de 2 milhões de notas fiscais por mês. Nas compras eletrônicas, mais de 30 mil processos realizados com mais de 16 mil fornecedores cadastrados.
Números ainda mais impressionantes marcam o atendimento ao cidadão curitibano na Central 156 da Prefeitura de Curitiba, mantida pelo ICI. São, em média, 6 mil atendimentos diários, mais de dois milhões e meio por ano. Por telefone, internet e chat, a população encontra respostas e soluções para mais de 2.200 assuntos e serviços.
Sistemas viabilizam a gestão de folha de pagamento, admissão, férias, movimentação e frequência de 47 mil servidores do município de Curitiba, que contam com o Cartão Qualidade, pelo qual recebem pagamento e ainda contam com mais de 600 pontos comerciais credenciados para compras consignadas. São mais de 100 mil transações por mês. E na questão da transparência e democratização da informação, os portais da prefeitura geram quase 1 milhão de acessos/mês e cumprem a Lei de Acesso à Informação.
A tecnologia disponibilizada para Curitiba melhora a gestão da área de Educação, Guarda Municipal, Trânsito e Transporte e do sistema de Saúde. Gestores municipais contam com serviços integrados de inteligência da informação e de georreferenciamento com dados em tempo real e números estratégicos para garantir que o processo de tomada de decisão seja rápido e cada vez mais eficaz. O ICI mantém ainda mais de 90 pontos de acesso à internet gratuita pelo Passaporte Curitiba e parceria com projetos sociais, como o Justiça no Bairro do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Os diferenciais que garantem ao ICI e a um município como Curitiba a excelência no uso de tecnologia para gestão pública, com uma plataforma completa de soluções, estão em um quadro funcional altamente qualificado, celeridade no processo de contratações, governança em TIC com melhores práticas (mais de 100 profissionais certificados em ITIL), integração e desenvolvimento da indústria nacional de TIC e parcerias permanentes com associações que representam o setor.
O Instituto Curitiba de Informática já está em sua segunda década pesquisando, integrando, desenvolvendo tecnologias e implementando ferramentas e serviços inteligentes, sempre com a visão de ser líder em soluções integradas de tecnologia para a gestão pública. Saiba mais em www.ici.curitiba.org.br.

Tags , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.