Curitiba sedia I Encontro da Rede Regional de Cidades Digitais

Curitiba sediará, no dia 15 de abril, o I Encontro da Rede Regional de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e Secretaria de Informação e Tecnologia de Curitiba (SIT). O evento tem o objetivo de servir para início de processo de planejamento integrado de uma política regional na área de tecnologia. “Curitiba é uma das capitais mais digitais do país e esse conhecimento precisa ser estendido às localidades da região metropolitana, para que embase e inspire a busca de soluções para os problemas do cotidiano e ajude no desenvolvimento dos municípios da RMC”, comenta José Marinho, diretor da RCD.
A Rede Regional de Cidades Digitais da RMC foi criada em fevereiro, durante a primeira reunião deste ano da Assomec, realizada em Araucária. Prefeitos de 17 municípios, que participaram do evento, aprovaram por unanimidade a criação desta Rede. “É muito importante a interação entre os municípios, para que todos avancem, se modernizem e tenham condições de conquistar melhorias na gestão pública, tendo a tecnologia como grande aliada”, pondera o presidente da Assomec, Luizão Goulart, que é prefeito de Pinhais, município que se destaca no cenário paranaense pelo bom uso que faz das TICs.
O Encontro da Rede RMC será, também, oportunidade para o secretário de Informação e Tecnologia de Curitiba, Paulo Miranda, detalhar aos gestores da região o funcionamento da política pública que passa a desenvolver na capital, a partir da criação de sua Pasta. Recentemente, foi lançada uma nova iniciativa, dentro do programa Curitiba Cidade Inteligente. “Será muito bom que os demais prefeitos conheçam e comecem a desenhar a relação possível que passarão a ter, neste segmento, com a capital do Estado”, observa o diretor da RCD.
A ideia de criação de Redes Regionais surgiu durante eventos que precederam o I Congresso Paranaense de Cidades Digitais, realizado em novembro de 2013. Tais eventos reuniram gestores públicos de 200 diferentes municípios do Estado, que participaram de edições em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Campo Mourão e Foz do Iguaçu. A RMC é a primeira Rede e outras estão sendo articuladas para encampar as demais regiões do Paraná. Todas, de acordo com Marinho, serão formadas em parceria com associações de municípios.

Fonte: Rede Cidade Digital

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.