Gartner: mercado de embarques de servidores cresceu 1,3% no segundo trimestre de 2014, e o faturamento aumentou 2,8%

De acordo com o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento sobre tecnologia, no segundo trimestre de 2014, o volume mundial de embarques de servidores cresceu 1,3% em termos anuais, ao passo que o faturamento aumentou 2,8% com relação ao segundo trimestre de 2013.

“O segundo trimestre de 2014 produziu um crescimento relativamente fraco em termos globais, com resultados variados por plataforma”, diz Jeffrey Hewitt, Vice-Presidente do Gartner. “Todas as regiões apresentaram crescimento tanto nos embarques quanto no faturamento dos fornecedores, exceto a Europa Oriental, o Japão e a América Latina”.

A Europa Oriental sofreu um declínio de 5,6% em unidades e 1,6% no faturamento dos fornecedores; o Japão teve um declínio de 4,3% em unidades e 2,5% no faturamento dos fornecedores; e a América Latina apresentou um declínio de 16,5% em unidades, mas teve um aumento de 6,7% no faturamento dos fornecedores no trimestre, o maior entre todas as regiões. O mix de plataformas por região e as variações geográficas nas condições econômicas são o motivo principal desses resultados. Em termos gerais, o Oriente Médio e a África apresentaram o maior crescimento nos embarques, com um aumento de 6%, ao passo que Ásia/Pacífico, América do Norte e EMEA cresceram 5%, 1,6% e 0,8% no segundo trimestre.

“Os servidores x86 conseguiram produzir um aumento de 1,4% em unidades no segundo trimestre de 2014, e um aumento de 8,1% no faturamento. Os servidores RISC/Itanium Unix tiveram um declínio global no período: uma redução de 23,2% no faturamento e 7,9% nos embarques, comparados com o mesmo trimestre do ano anterior. A categoria de “outras” CPUs, que são mainframes, apresentou um declínio de 2,2% no faturamento dos fornecedores”, diz Hewitt.

A HP foi a empresa líder mundial no mercado de servidores, com base no faturamento do segundo trimestre de 2014 (ver a Tabela 1). A empresa registrou um faturamento de, aproximadamente, US$2,2 bilhões com servidores, representando 25,1% do faturamento mundial com servidores.

Em termos de form factor de servidores, os blade servers caíram 4,3% em embarques, mas aumentaram 7.2% em faturamento no trimestre. Os form-factors com racks otimizados aumentaram 2,9% em embarques e 3,6% em faturamento do segundo trimestre de 2014.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.