Gerando valor através da inovação para atração de capital: um dos tópicos do programa TI de Impacto da Softex

A importância da inovação como diferencial para a atração de capital é um dos temas que integram o conteúdo programático do TI de Impacto – Programa de Capacitação Empresarial para o Desenvolvimento da Estratégia de Inovação, desenvolvido pela Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Seu objetivo é impulsionar o desenvolvimento e a implementação da estratégia da inovação nas empresas que compõem a indústria brasileira de software e serviços de TI (IBSS), tanto nas startups como nas de pequeno, médio e grande porte.

“Uma pesquisa promovida recentemente pela consultoria Delloite envolvendo 450 profissionais de TI de todo o mundo trouxe à tona números assustadores. Por exemplo: apenas 14% disseram que suas organizações contam com políticas corporativas claras para o estímulo à inovação. Outros 31% afirmaram que a inovação acontece apenas acidentalmente. Por seu dinamismo característico, o setor de software e serviços de TI tem a inovação impregnada em seu DNA, mas ela precisa ser permanentemente fomentada”, explica Rubem Delgado, presidente da Softex.

Com duração total de 80 horas de treinamento e 30 horas de orientação empresarial, a meta do TI de Impacto é capacitar, até o mês de dezembro, 45 companhias – 15 em São Paulo, 15 em Curitiba e 15 em Recife – a desenvolverem suas estratégias de inovação. Nove empresas serão selecionadas para a etapa internacional, que inclui: orientação empresarial; visitas a empresas e instituições em São Francisco e no Vale do Silício; e convites de acesso ao Gartner Symposium/ITXpo 2014, considerado o maior e o mais importante encontro anual de chief information officers (CIOs) e de líderes da indústria de TI dos Estados Unidos. Na volta ao Brasil, elas receberão mais 30 horas de orientação empresarial (24 nacional e 6 internacional) para refinar a estratégia desenvolvida e preparar a sua implementação.

Segundo Diônes Lima, gerente de Inovação e Empreendedorismo da Softex, “o programa permitirá aos participantes criar um framework para a construção de uma estratégia de inovação em sua organização; possibilitará o emprego de ferramentas para a geração de ideias, validação de hipóteses, priorização de oportunidades e do trabalho em rede; e auxiliará na elaboração de um plano de negócios inovador para a atração de capital”.

Para a sua realização, o TI de Impacto conta com a parceria técnica do Impact Hub e com o apoio do Instituto de Tecnologia de Software (ITS), do CITS – Centro Internacional de Tecnologia de Software e da Softex Recife. As inscrições estão abertas até o dia 8 de junho no endereço http://www.softex.br/cadastro-ti-de-impacto/. A relação das 45 selecionadas será divulgada no dia 16 de junho.

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