Hitachi Vantara aprimora a experiência do cidadão paranaense através de infraestrutura de TI moderna implementada na CELEPAR

A Hitachi Vantara, fabricante e líder global em armazenamento e gerenciamento de dados, otimizou o acesso aos serviços administrativos, de saúde e de segurança para o cidadão paranaense através da migração dos servidores de TI daCELEPAR (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Fundada em 1964, a CELEPAR é pioneira entre as empresas públicas de tecnologia da informação. A companhia é focada em soluções digitais para a sociedade, e há 56 anos vem transformando o Estado do Paraná em um prestador de serviços mais simples, digital e intuitivo, otimizando processos e eliminando burocracias. Com o avanço da transformação digital, a CELEPAR precisava modernizar a infraestrutura de TI com um equipamento High-end que atendesse tanto as cargas mais críticas de volumes de dados de seu data center, quanto das outras instâncias do Governo do Paraná que a companhia abriga, com abrangência aos ambientes Mainframe Risc

Como o propósito da companhia é promover mais qualidade de vida à população, conectando as pessoas ao governo de forma mais ágil e segura, havia a necessidade de atualizar quatro racks, já que não estavam mais atendendo às expectativas de crescimento. O desafio então, era encontrar uma máquina que atendesse as demandas até 2024. Era imprescindível evoluir para uma infraestrutura que fosse capaz de substituir as LPARs (Partições lógicas), e comportar o banco de dados com grande volumetria, para conseguir obter escalabilidade e tech refresh.

Após realizar uma análise, a Hitachi Vantara indicou a migração para o Hitachi Virtual Storage Platform (VSP) F1500 para consolidar as cargas mais críticas de dados em uma só máquina, e migrar o Mainframe. Por isso a escolha foi por um hardware mais moderno e eficiente, que proporcionasse eficiência de dados com uma capacidade de 500 terabytes de disco, que com a compressão ultrapassaria 1 petabyte em volume utilizável por meio de um processador.  

Até o momento, 350 terabytes já foram migrados e a estabilidade foi tão grande, que não houve impactos para o usuário final. Essas soluções facilitaram o dia a dia do cidadão, que obteve acesso mais rápido aos serviços do Estado. O Detran Fácil, por exemplo, foi um portal desenvolvido para evitar que os usuários tivessem que aguardar por horas um atendimento presencial.

A CELEPAR migrou 100 servidores do Estado do Paraná, de áreas essenciais como segurança (Secretaria de Segurança Pública e Central de Atendimento e Despacho de Viaturas); saúde (Secretaria de Estado da Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, e o Sistema de Gestão da Assistência de Saúde do SUS); e atividades administrativas (Folha de Pagamento do Estado, Serviços Integrados com a Receita Federal, Detran PR – Departamento de Trânsito do Paraná, e a solução de Correio Eletrônico que já despachou mais de 200 mil caixas).

“A transformação digital requer soluções mais práticas e menos burocráticas, por isso, a Hitachi Vantara se preocupa por oferecer uma infraestrutura de TI moderna que atenda o constante crescimento das informações armazenadas. E isso é feito de maneira segura, eficiente e rápida, impactando positivamente tanto quem vive o dia a dia da empresa, quanto quem utiliza os serviços prestados”, pontua Thomaz Blummer, Arquiteto de Soluções na Hitachi Vantara.

Com a migração para a nova plataforma, houve o aumento da segurança dos dados através dos módulos FMD HDE, que incluem tecnologia de criptografia e usam certificados digitais para garantir a segurança completa dos dados, evitando que pessoas não autorizadas acessem as informações sigilosas da CELEPAR; além disso, houve a consolidação das cargas mais críticas; melhor tempo de resposta; redução de footprint, com um petabyte em meio rack somente; e redução de espaço no data center.

O espaço, inclusive, é fundamental para a CELEPAR já que a companhia possui uma sala cofre desde 2015 onde estão armazenados os dados do Governo do Estado e do cidadão paranaense. A sala cofre conta com um centro de dados de 270 m² que opera 24 horas por dia e dispõe de uma área principal e uma área exclusiva para serviços de certificação digital.

Em relação à formatação dos discos, ela foi realizada em 30 minutos, e todo o projeto foi concluído em apenas 2 meses, gerando economia de energia. Outro grande resultado notado com a aquisição do VSP F1500 foi a virtualização, que possibilitou a migração dos outros discos que a CELEPAR já possuía para o storage da Hitachi, de forma rápida, simples e segura. Essa facilidade se deve ao fato de que a matriz da Hitachi Vantara suporta cargas mais críticas com grande compatibilidade.

“A CELEPAR tornou-se um modelo de governo eletrônico graças ao esforço dos colaboradores e todo o investimento realizado em empresas comprometidas em oferecer as melhores soluções de tecnologia, aliadas ao profundo conhecimento dos técnicos. Essa modernização de infraestrutura de TI foi replicada para a SANEPAR, a Companhia de Saneamento do Paraná, enfatizando o êxito do projeto. Estamos muito orgulhosos em poder proporcionar serviços de qualidade para a população do nosso Estado”, finaliza Dario Kuceki Knopfholz, Coordenador de Tecnologia de Infraestrutura para Sistemas de Informação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.