Intel aumenta presença em computação móvel

A Intel Corporation anunciou hoje uma gama de novos produtos e esforços para o ecossistema e habilitação que acelerarão ainda mais a presença da empresa no segmento de mobilidade e ajudarão a oferecer novos dispositivos e experiências ainda melhores com Intel Inside®.

Os anúncios incluem uma nova plataforma SoC Atom™ dual-core (“Clover Trail+”) para smartphones e tablets Android*, a primeira solução LTE multimode-multiband global da empresa que entrará em produção no primeiro semestre desse ano. Outros anúncios incluíram o momento do “Bay Trail”, esforços para habilitação de dispositivos móveis e a continuidade do ótimo momento nos mercados emergentes com a plataforma baseada no processador Intel® Atom™ Z2420.

“Os anúncios de hoje refletem o crescente portfólio de dispositivos da Intel para uma gama de segmentos do mercado de mobilidade”, disse Heramnn Eul, vice-presidente e gerente geral do Grupo de Comunicações e Mobilidade da Intel. “Em menos de um ano trabalhamos de perto com nossos clientes para levar os smartphones baseados na Intel ao mercado em mais de 20 países de todo o mundo e também lançamos uma solução SoC Atom™ para Tablets líder da indústria e de baixo consumo rodando o Windows*8, que já está sendo enviada para os principais clientes OEM. Para o futuro, aproveitaremos essa base e trabalharemos com nossos parceiros do ecossistema, em diferentes sistemas operacionais, para oferecer os melhores produtos e experiências móveis para os consumidores com a Intel Inside”.
Nova e eficiente plataforma SoC Atom™

A nova plataforma do processador Atom™ da Intel (“Clover Trail+”) e o design de referência para smartphones oferecem desempenho líder da indústria com baixo consumo e longa duração da bateria que rivaliza com os telefones Android* mais populares do momento. O produto traz os clássicos pontos fortes da Intel, incluindo alto desempenho que permite que você desfrute uma ótima navegação, filmes Full HD vibrantes e sem falhas e uma experiência com os aplicativos Android* que carregam rápido e rodam perfeitamente.
Os processadores dual core de 32nm Intel® Atom™ – Z2580, Z2560, Z2520 – estão disponíveis em velocidades de 2.0 GHz, 1.6GHz e 1.2Ghz, respectivamente. O processador também conta com suporte para a Tecnologia Intel® Hyper-Threading, suportando quatro threads simultâneos para aplicativos e melhorando ainda mais a eficiência geral dos núcleos Atom.

A plataforma integrada também inclui um mecanismo Intel® Graphics Media Accelerator com os núcleos gráficos suportando até 533Mhz com modo boost, e oferecendo até três vezes o desempenho gráfico¹ para visuais de ótima qualidade, ótima resposta dos jogos e reprodução perfeita acelerada por hardware para a codificação e decodificação full 1080p a 30 qps.

“A segunda geração do nosso produto fornece o dobro do desempenho computacional e até três vezes a capacidade gráfica¹, ao mesmo tempo em que mantém a competitividade no baixo consumo” disse Eul. “À medida que fazemos a transição para os SoCs Atom de 22nm ainda nesse ano, aproveitaremos totalmente o amplo espectro de capacidades habilitado pelo nosso design, arquitetura, tecnologia do transistor tri-gate de 22nm e a liderança em manufatura para fortalecer ainda mais a nossa posição”.

A nova plataforma também conta com avançadas capacidades de imagem, incluindo suporte para duas câmeras, com o sensor da câmera principal de até 16 megapixels. O sistema de imagem também oferece captura panorâmica, modo de sequência com até 15 fotos por segundo para fotos de 8 megapixels, detecção e reconhecimento facial em tempo real, captura de imagem HDR móvel e sistema para aumentar a nitidez das fotos.

A plataforma também é equipada com a Tecnologia Intel® Identity Protection (Intel IPT), ajudando a oferecer uma forte autenticação de dois fatores para proteger serviços em nuvem, como bancos online, comércio eletrônico e redes sociais contra uso não autorizado. Já que a Intel IPT está embarcada no chip, ao invés do hardware ou de “tokens” baseados no telefone, ela pode fornecer uma maior proteção e facilidade no uso para o acesso às nuvens. A Intel está trabalhando com parceiros que incluem Feitian*, Garanti Bank*, MasterCard*, McAfee*,SecureKey* Technologies Inc., Symantec*, Vasco Data Security International* Inc. e Visa* Inc. para incorporar esse tecnologia em seus serviços.

Com suporte para monitor WUXGA de 1900 x 1200, a plataforma também possibilitará designs de tablets Android* com telas maiores. Ela também inclui suporte para Android* 4.2 (Jelly Bean), a Tecnologia Intel Wireless Display, HSPA+ de 42Mbps com a solução Intel® XMM 6360 slim modem e o novo padrão da indústria UltraViolet™ Common File Format.

Os clientes que anunciaram suporte para a plataforma “Clover Trail+” para telefones e tablets incluem ASUS*, Lenovo* e ZTE*.
Estreando na CES no mês passado, o Lenovo* IdeaPhone K900* é baseado no processador Intel® Atom™ Z2580 e fornece ótimas capacidades gráficas, de vídeo e com conteúdo Web a velocidades fantásticas. O IdeaPhone tem 6.9mm de espessura e também conta com a primeira tela do mundo com 5.5 polegadas de full high-definition 400+ PPI para a maior nitidez de texto e imagens. O K900 será o primeiro produto a ser lançado no mercado baseado no processador Atom Z2580. A Lenovo planeja lançar o smartphone no segundo trimestre de 2013 na China, seguindo em pouco tempo para outros mercados internacionais.

Aproveitando a plataforma do processador Atom (“Clover Trail+”), a Intel também destacou o seu próximo SoC Atom™ de 22nm para smartphones (“Merrifield”). O produto é baseado no inovador processo de 22nm e em uma microarquitetura totalmente nova que ajudará a habilitar melhor desempenho, eficiência no consumo de energia e duração de bateria para smartphones.

Evolução em longo prazo (4G LTE)

A estratégia da Intel é fornecer uma solução global de modem, líder em baixo consumo e voltada para múltiplas bandas, modos, regiões e dispositivos.

A Intel XMM 7160 é uma das menores² e de mais baixo consumo soluções LTE multimode-multiband (LTE/DC-HSPA+/EDGE), suportando múltiplos dispositivos, incluindo smartphones, tablets e Ultrabooks™. O modem global 7160 suporta 15 bandas LTE simultaneamente, mais do que qualquer outra solução disponível no mercado. Ela também conta com uma arquitetura RF altamente configurável rodando algoritmos em tempo real para rastreamento do envelope e ajuste da antena que habilita configurações multiband com ótimo custo-benefício, maior duração da bateria e roaming global em uma única SKU.

“A 7160 é uma solução 4G LTE altamente competitiva e que chegou na hora certa. Esperamos que ela atenda as crescentes necessidades do emergente mercado global 4G”, disse Eul. “Analistas independentes consideraram nossa solução como sendo de classe mundial e estou confiante que nossas ofertas levarão a Intel a novas soluções multicomunicações. Com as conexões LTE devendo dobrar ao longo dos próximos 12 meses para mais de 120 milhões de conexões, acreditamos que nossa solução dará aos desenvolvedores e prestadores de serviços uma única oferta competitiva ao mesmo tempo em que oferece aos consumidores a melhor experiência 4G global. Com base nisso, a Intel também acelerará o fornecimento de novos recursos avançados para serem lançados juntamente com futuras e avançadas redes 4G”.

A Intel atualmente está fornecendo a sua solução single mode 4G LTE e começará o fornecimento da multimode ainda no primeiro semestre desse ano. A empresa também está otimizando suas soluções LTE e seus planos para produtos SoC a fim de assegurar o fornecimento de inovadoras soluções de baixo consumo ao mercado.

Plataforma Intel® Atom™ Z2420

À medida que a Intel amplia a sua presença geográfica, a empresa enxerga uma tremenda oportunidade para fornecer ótimas experiências móveis baseadas na Intel aos consumidores dos mercados emergentes.

Como parte de sua estratégia para aproveitar o rápido crescimento do mercado de smartphones nos mercados emergentes, que alguns analistas estimam chegará a 500 milhões de unidade até 2015, a Intel destacou a continuidade do bom momento da plataforma do Processador Intel Atom Z2420 (anteriormente conhecida como “Lexington”). Desde que foi anunciada pela primeira vez na CES, Acer* (Tailândia e Malásia), Lava (Índia) e Safaricom* (Quênia) anunciaram novos dispositivos.

Etisalat Misr., uma operadora de telecomunicações líder na Egito e subsidiária do Etisalat Group UAE, em colaboração com a Intel, anunciou hoje planos para o Etisalat E-20 Smartphone com a Intel Inside. Previsto para estrear no Egito em abril, o dispositivo baseado na Intel será o primeiro na região do Oriente Médio e Norte da África, e o segundo lançamento na África até o momento, seguindo o recente lançamento da Safaricom* no Quênia.

Demonstrando a flexibilidade da plataforma SoC Atom para acomodar uma gama de dispositivos e segmentos de mercado, a ASUS* anunciará hoje o novo tablet Android* baseado no Processador Intel® Atom™ Z2420.

Tablets com Intel Inside®

Aproveitando o bom momento dos dispositivos e a liderança da indústria em eficiência no consumo de energia, o premiado processador Atom Z2760, o primeiro SoC Atom quad-core (”Bay Trail”) será o processador Atom mais poderoso até hoje – dobrando o desempenho computacional da atual geração da oferta da Intel para tablets, fornecendo ao ecossistema uma forte base tecnológica e um conjunto de recursos sobre a qual inovar. A plataforma “Bay Trail”, programada para chegar ao mercado no final de 2013, já está funcionado com Windows* e Android* e ajudará a habilitar novas experiências em designs com até 8mm de espessura e bateria com duração para um dia inteiro de uso e semanas em standby.

A Intel atualmente está trabalhando com Compal*, ECS*, Pegatron*, Quanta* e Wistron* para acelerar o lançamento do tablets “Bay Trail” no mercado. A Intel também está ampliando seu trabalho com OEMs líderes globais, aproveitando a forte base dos designs para tablets baseados no processador Intel Atom Z2760, como Acer*, ASUS*, Dell*, Fujitsu*, HP*, Lenovo*, LG Electronics e Samsung*.
Habilitando dispositivos móveis com a Intel Inside®

A Intel anunciou hoje uma expansão de seus esforços de habilitação do ecossistema para fornecer novos dispositivos e inovações ao mercado para dispositivos móveis baseados no Windows* e no Android*.

A plataforma da Intel e os programas de habilitação com os principais OEMs e ODMs focarão a aceleração do tempo para lançamento no mercado de dispositivos móveis inovadores baseados na arquitetura Intel. O programa focará primeiro os tablets, seguido por telefones, fornecendo soluções pré-qualificadas com building blocks simplificados para ampliar a quantidade de designs rapidamente para mercados maduros e emergentes. O processador Atom Z2760 e o próximo SoC Atom de 22nm da empresa, codinome “Bay Trail”, serão a base inicial desse esforço.

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.