Neomode recebe aporte de R$ 2,7 milhões

Desenvolver novos canais de venda (App Commerce e Shopbot Omni), transformar a loja física num minicentro de distribuição online, aumentar o giro de estoque das lojas, melhorar a logística de entrega com o sistema clique e retire e disponibilizar o estoque em tempo real. Essas são as propostas da Neomode, empresa de tecnologia que oferece soluções omnichannel para o varejo e que acaba de receber um aporte de R$ 2,7 milhões do Fundo Criatec 3. O montante será utilizado para automatizar a tecnologia, escalar a máquina de vendas, ampliar o quadro de funcionários e iniciar um plano de expansão nacional.

Gerido pela Inseed Investimentos, o Fundo Criatec 3 foi criado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Além do próprio BNDES, também estão entre os cotistas do Fundo agências de fomento, corporações e investidores privados. No Paraná, estado onde a Neomode foi fundada, os representantes são BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Fomento Paraná.

O diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley Lipski, destaca a importância do Criatec 3 para a política de apoio ao setor. “O Criatec 3 é fundamental para nossa política de apoio ao setor, pois nos permite apoiar projetos com alto potencial de valorização que, em muitos casos, não teriam condições de acessar nossas linhas de financiamento. Mesmo atuando somente em três estados, somos o principal repassador dos programas Inovacred (Finep) e MPME Inovadora (BNDES), o que mostra importância que damos à inovação em nossas operações”, diz.

Heraldo Neves, diretor-presidente da Fomento Paraná, explica que para a organização, investir no Criatec 3 é uma forma de apoiar o capital empreendedor além dos financiamentos já oferecidos. “A ação está em sintonia com o plano de governo do estado de estabelecer um ambiente de negócios amigável e estimulador, de investir na tecnologia, na inovação, e de apoiar as empresas nascentes, que podem escalar rapidamente. O caso da Neomode representa bem esse objetivo”, afirma.

Convergência

Fundada em 2016, a Neomode atende grandes cadeias de varejo como Lojas MM (Grupo Mercado Móveis). “O omnichannel, que já é muito popular nos EUA e Europa, é uma tendência que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma companhia. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. Assim, conectamos canais online com os pontos de vendas físicos e os consumidores evitam atritos na experiência de compra”, explica a co-fundadora da Neomode, Fabíola Paes, especialista em varejo e professora da ESPM, Ibmec e da USP/Esalq.

“Normalmente, depois de fazer uma compra pela internet, o consumidor precisa aguardar alguns dias até receber o produto. Isso gera insatisfação e diminui o interesse da compra. Com a solução da Neomode, é possível retirar ou receber as mercadorias em poucas horas, no mesmo dia e no local escolhido pelo consumidor. A jornada de compra proposta pela Neomode fica mais rápida e há redução significativa de custos logísticos. O cliente não enfrenta filas, prazos de entrega e taxas de frete”, explica Gustavo Junqueira, CEO da Inseed Investimentos.

Um estudo da Webshoppers, realizado pela Ebit/ Nielsen em 2018, mostrou que a porcentagem de atrasos nos pedidos clique e retire, sistema desenvolvido pela Neomode, é de apenas 2,6% – significativamente menor do que quando enviados pelos Correios (16,6%) e pelas transportadoras privadas (24,4%).

Para possibilitar essa integração, a Neomode desenvolveu a tecnologia LORI (Library of Omnichanne lIntegrations for Retail), uma plataforma que conecta o varejo com os mais completos sistemas nativos de PDV – frente de loja – das lojas físicas, gateways de pagamento e plataformas e-commerce – e origina novos canais de venda white label omnichannel: App Commerce (aplicativos de compra) e Shopbot Omni (assistentes virtuais por robôs). Ambos têm como objetivo aperfeiçoar toda a jornada de compra online e offline do consumidor.

“Quando desenvolvemos esse serviço que integra os canais e utiliza um sistema de geolocalização, notamos grande satisfação do lojista, que gerou incremental de vendas – por cliente ao retirar o produto na loja – em cerca de 40% em poucos meses. Existem diversas maneiras para melhorar a experiência de compra e encantar o cliente. O uso dessas ferramentas está revolucionando o jeito de comprar e vender no Brasil. Estamos felizes em alavancar esse processo e fazer parte dessa mudança de comportamento”, observa Fabíola.

Lojas MM

Com 40 anos de mercado, um dos mais tradicionais grupos varejistas do Sul do Brasil implementou, em 2018, um novo canal de vendas – o aplicativo white label da Neomode- que permite aos consumidores do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul comprarem pelo smartphone. O investimento em tecnologia para modernização das mais de 190 lojas girou em torno dos R$ 25 milhões. Assim, todos os pontos de vendas da rede viraram minicentros de distribuição para venda online, o que traz uma diferença competitiva muito grande no mercado nacional quando se fala em agilidade e em redução de custos.

“O grande diferencial do aplicativo está justamente na tecnologia que utiliza do conceito omnichannel, permitindo que o cliente compre online e retire nas lojas físicas totalmente integradas por meio do clique e retire. A inovação também permite outras duas funcionalidades: o acesso à chamada prateleira infinita, quando o cliente está dentro da loja física e não encontra o produto desejado, adquirindo-o via e-commerce; além da alternativa de consultar a loja mais próxima com produto disponível para compra via geolocalização”, explica Fabíola Paes, da Neomode.

“Este é o aplicativo pioneiro no segmento de eletromóveis que disponibiliza a retirada do produto num período tão curto. Com o investimento no novo canal a empresa tem obtido crescimento de 50% ao mês nas vendas pelo App Commerce”, destaca o Diretor Comercial das Lojas MM, Marcos Ribeiro Camargo.

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