Pesquisa aponta efetivação de 15 mil trabalhadores temporários no Paraná

Segundo a Employer, maior empresa de RH do Brasil, com mais de 35 filiais – o número de trabalhadores efetivados após o período de contratação temporária foi de 15 mil no segundo semestre, só no estado do Paraná. De acordo com os números levantados pela empresa, a taxa de efetivação foi de 22% entre julho e outubro deste ano, já em 2019 o percentual não passava de 15%, o que representa um crescimento de 45% comparativamente.

Para diretora de serviços da Employer RH, Vânia Montenegro, agosto teve o maior pico de contratações temporárias. “Mês em que vimos o país retomar as atividades econômicas em diversos setores. Já nos meses de setembro e outubro, o número continuou expressivo, porém com pequena redução. O mais interessante é notarmos que a redução não aconteceu por falta de vagas ou candidatos, mas sim porque muitos temporários estão sendo efetivados pelas empresas. O número de efetivos é tão significativo que chega a ser histórico, pois nunca vimos dados tão bons como estes”, explica.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM), a projeção é de que até dezembro, o crescimento seja de 28% de contratações temporárias em comparação com 2019. Ainda, segundo a associação, a indústria deve puxar as contratações até o fim do ano para suprir a alta demanda do mercado, com vagas nos segmentos alimentício, logística, farmacêutica, linha branca, embalagens, metalurgia, mineração e automobilístico. Para o presidente da (ASSERTTEM), Marcos de Abreu, 2020 já havia começado com índices altos vagas temporárias de janeiro a março, estimulados principalmente por conta do verão e do agronegócio.

O trabalho temporário passou a ser a principal alternativa para diversos setores que estão em busca de contratação rápida e flexível, com custo variável, que promova empregabilidade com anotação em carteira. “Os dados refletem o quanto a modalidade tem sido importante para recuperação econômica e combate ao desemprego”, finaliza Vânia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.