Projeto de Mobilidade Elétrica desenvolvido em Curitiba já opera em outras cidades

Depois de Curitiba e Brasília, a cidade de Foz do Iguaçu, no interior, do Paraná é a terceira do país a contar com o Programa de Mobilidade Elétrica Inteligente (Mob-i), desenvolvido por uma parceria entre Itaipu , CEIIA (Centro de Excelência da Indústria Automóvel) de Portugal e o Instituto Curitiba de Informática. Monitorizar o sistema de veículos elétricos é uma grande contribuição para que as cidades participantes do projeto otimizem suas frotas, reduzam as emissões de CO2 e sejam cada vez mais sustentáveis.

O projeto tem ações programadas até 2020, distribuídas em etapas . A primeira fase é a da implantação de sistemas de controle e monitoramento de veículos elétricos da prefeitura de Curitiba, de Brasília e no Parque Tecnológico de Itaipu em Foz do Iguaçu. Em outras etapas, vão ser desenvolvidos modelos de compartimlhamento de veículos e bicicletas elétricas , eletropostos inteligentes e incentivos para a transformação dessa nova tecnologia em produtos para os mercados do Brasil, do Paraguai e de toda a América Latina.

O lançamento do projeto no PTI contou com a presença do diretor-geral de Itaipu Jorge Samek e do secretário de Estado Adjunto e da Economia de Portugal Leonardo Matias. A apresentação do Mob-i foi feita pela diretora executiva financeira de Itaipu Magaret Groff. Também participaram da cerimônia José Rui Felizardo, presidente do CEIIA, e Luís Mário Luchetta, presidente do Instituto Curitiba de Informática. ” Nosso sistema de gerenciamento de mobilidade urbana está pronto, maduro, testado e em pleno funcionamento, em três cidades brasileiras.Agora, é esperar a sensibilidade e agilidade dos gestores públicos para decidirem utilizar o sistema, que otimizará o uso de suas frotas, e chamar a atenção de investidores privados interessados em implantar sistemas de frotas compartilhadas de carros, motos e bicicletas, pois todos podem utilizar o sistema operado no Brasil pelo ICI, em parceria com o CEIIA”, comenta Luís Mário Luchetta.

Tags , , , , , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.