SOFHAR: aderir ao modelo cloud é um caminho sem volta

Aderir ao modelo cloud para armazenar dados e garantir o acesso a estas informações a qualquer tempo, já não pode mais ser considerada meramente uma opção para as empresas, mas uma questão de sobrevivência no mercado. Dados de uma pesquisa do IDC apontam que 18% das empresas brasileiras já utilizam a nuvem para armazenamento de informações e a expectativa é que essa porcentagem chegue aos 35% em menos de um ano.

A alta disponibilidade e a flexibilidade que o trabalho com a nuvem proporciona têm o poder de impactar desde o posicionamento estratégico que a empresa decide adotar diante dos concorrentes até o orçamento previsto para a área de tecnologia da informação. De acordo com Roberto Clementi, diretor de operações da SOFHAR Gestão&Tecnologia, ao apostar na nuvem as empresas estão se alinhando com o futuro do mercado de tecnologia. “Todas essas possibilidades contribuem para uma nova gestão dentro da organização e isso significa mudar conceitos e estratégias”.

No caso, do serviço de dados do Azure, por exemplo, os controles de gerenciamento permitem que a empresa controle os custos. Ela pode definir os valores máximos que pretende utilizar e pagar somente pelo armazenamento e a computação que usar. Outra vantagem do Azure deve-se ao fato de sua plataforma em nuvem ser aberta e flexível. Com isso, os desenvolvedores podem criar aplicativos usando qualquer linguagem, ferramenta ou estrutura, adaptando o serviço de acordo com as necessidades da empresa.

Ter os dados armazenados na nuvem também implica em alta disponibilidade, ou seja, se um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço, sem interrupções no acesso à informação desejada. “Essa é uma mudança no cenário empresarial. Os gestores precisam entender como utilizar e alinhar as equipes para otimizar os processos a partir das facilidades que o novo modelo oferece”, comenta Clementi.

Além disso, o uso combinado com o Office 365, por exemplo, colabora para prevenir a perda de dados, pois impede que usuários enviem inadvertidamente informações confidenciais a pessoas não autorizadas. E o backup de dados é contínuo. Nestes tempos em que a tecnologia define o grau de profissionalismo de uma empresa, recursos capazes de garantir a segurança e a agilidade na execução das tarefas tornam-se indispensáveis.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.