Software de gestão gratuito do IBPT facilita relacionamento entre contadores e clientes

“Grátis, fácil e online”. Apostando nesse trinômio, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT lançou, última quinta-feira, 5 de junho, o Programa de Assessoramento Intensivo do Micro e Pequeno Negócio – PAI Inteligência Contábil, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – CRC/PR. O “PAI Contábil” é um desdobramento do programa gerencial lançado em 2012 pelo IBPT, com o objetivo de reduzir a mortalidade das pequenas empresas através da utilização de ferramentas tecnológicas de última geração. Um software de gestão é o coração do projeto, que agora recebeu um upgrade para melhorar a relação entre escritórios de contabilidade de pequeno porte e seus clientes microempresários. Para o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, “este é o primeiro de muitos eventos com o objetivo de apresentar o PAI Inteligência Contábil aos profissionais que atuam nos escritórios de contabilidade. Em breve, outros eventos deverão acontecer no Paraná e em outros locais do País”. O evento, que teve o apoio do CRC paranaense e da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Curitiba – Microtiba, foi prestigiado por mais de quatrocentos convidados.

Na oportunidade foi possível conhecer os diversos recursos do software para facilitar o relacionamento entre escritórios e seus clientes, como a supervisão da operação dos clientes de qualquer local, programação de operações e geração de alertas sobre a situação das empresas; fim do malote, com o envio de documentos capturados via smartphones e tablets, módulos de controle de documentos, análises de balanços, controles de certidões negativas de débitos e outras funcionalidades.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, agradeceu a presença de todos e o apoio do CRC/PR, relembrando que, em 2005, o Instituto também contou com a entidade para iniciar a Frente Brasileira contra a MP 232, movimento que conseguiu evitar o aumento de tributos pela união dos prestadores de serviços e entidades. “A classe contábil foi essencial para o êxito nesta luta. Da mesma forma, escolhemos esta casa para fazer o lançamento nacional do PAI Inteligência Contábil, que fornece todo o suporte àqueles que mais precisam, os micros e pequenos empresários, para que cresçam e se desenvolvam”, afirmou Amaral.

“O microempresário é um super-herói ao lidar com diversas dificuldades do dia-a-dia e o seu tempo é muito valioso. O fato de o PAI Inteligência Contábil evitar a necessidade de envio de malotes e deslocamentos já será um grande alento ao empresário, que trará maior qualidade de vida ao seu negócio”, afirmou o diretor e sócio do Grupo Autoglass, Kleber Chieppe Carreira, uma das empresas patrocinadoras do PAI.

Após a apresentação dos recursos do PAI Inteligência Contábil, os convidados assistiram à palestra sobre “Universalização do Simples: Desafios e oportunidades”, na qual os diretores do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral, João Eloi Olenike, Othon de Andrade Filho, Glauter Moulin Coelho e Armando dos Santos Lira abordaram as possibilidades de novas profissões liberais que poderão aderir ao sistema simplificado de tributação. Os palestrantes fizeram uma avaliação sobre até que ponto é vantajoso aderir ao regime do Simples Nacional ou permanecer no Lucro Real ou Lucro Presumido.

Usuários aprovam

Profissionais que já tiveram acesso ao PAI Inteligência Contábil avaliaram o software de forma positiva, como é o caso do contabilista Felipe Soares da Silva, que acredita em uma boa aceitação por parte dos escritórios, principalmente pelas facilidades de armazenamento das informações em nuvem. “Além de ser uma guarda de documentos aos clientes, acaba sendo um relatório gerencial no qual a empresa tem acesso ao preço de compra, principais fornecedores e produtos comprados. É um sistema que tem tudo para ajudar os dois lados da história: o empresário e o escritório de contabilidade”, disse Felipe.

“O projeto favorece muito a microempresa, fornecendo um apoio para que tenha um crescimento saudável. O empreendimento pode ser pequeno hoje, mas terá acesso a uma estrutura de empresa de grande porte e o que é mais importante, sem custos”, avaliou a contabilista Simone Vanni Soares, que baixa as notas fiscais de entrada e saída dos clientes direto para o seu sistema através do PAI Inteligência Contábil.

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.