Tecpar lança plataforma para ensino a distância

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) lançou nesta terça-feira (8), em Curitiba, a Plataforma Tecpar Educação para a modalidade de ensino a distância. Desenvolvida para atender uma necessidade do Tecpar Educação, que já atua com cursos presenciais e semipresenciais, a plataforma vai proporcionar maior agilidade aos cursos em tempo real, com material didático dinâmico e interativo.

A nova plataforma atenderá a demanda na área de gestão, além de oferecer cursos específicos nas áreas pública, acadêmica e privada. O trabalho começa com um projeto pilito interno, com a disponibilização de 300 vagas para colaboradores e parceiros do Tecpar. Serão ofertados 125 cursos a distância, sendo quatro customizados, em que o interessado pode acessar a plataforma e matricular-se. Os cursos poderão ser acessados a partir deste mês de abril, conforme a necessidade de cada aluno.

O vice-governador do Paraná, Flávio Arns, disse que a educação a distância vem crescendo no Estado, com números cada vez maiores, onde o desempenho dos alunos é igual ou superior ao da educação presencial. “O que precisamos é que a educação seja de acordo com a realidade local e regional. O ensino a distância é importante, irreversível e pode ser de muita qualidade”.

Na ocasião, também foi assinado o termo de cooperação técnico/científico para atividades de ensino, pesquisa e extensão com as universidades estaduais do Paraná. O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, explicou que a parceria entre o Tecpar e as universidades estaduais é uma demonstração do trabalho que está sendo feito no Estado. “O Tecpar tem realizado programas de qualidade e quem ganha é a sociedade. Não tenho dúvida do sucesso da Plataforma Tecpar Educação”.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio Felix, explica que o Tecpar Educação, com sua nova plataforma de educação a distância, irá capacitar os colaboradores do Instituto. “O trabalho é focado em alguns temas específicos, aproveitando o capital intelectual disponível internamente e as carências do mercado para atender às necessidades educacionais de qualquer natureza”.

A Plataforma Tecpar Educação é considerada importante pelos reitores das universidades estaduais. O presidente da Associação dos Reitores do Paraná, Aldo Nelson Bona, avaliou que esta será uma parceria de ação conjunta entre o Tecpar e universidades. “A Plataforma Tecpar Educação para a modalidade de ensino a distância não concorrerá com o que já oferecemos e sim irá complementar ações”.

O projeto da plataforma atende ao estatuto do próprio Tecpar, com base na universalização das suas ações, “colaborando com o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico dos setores público e privado, primordialmente no campo da aplicação aos setores produtivos do Estado do Paraná, apoiando os esforços do Governo Federal nesse campo e atuando sob o princípio da indissociabilidade entre serviços especializados, ensino, pesquisa e extensão”.

TECPAR EDUCAÇÃO – Já em atividade, o Tecpar Educação inclui em seu planejamento a oferta de cursos de capacitação profissional de excelência. A base é o uso das tecnologias educacionais e inovadoras para dar capilaridade em todo o território nacional.

Para o diagnóstico dos futuros conteúdos dos cursos e do modelo educacional, o caminho foi dialogar com um grupo de especialistas em educação de renome internacional para desenvolvimento do planejamento estratégico e do plano de negócio do novo empreendimento do Tecpar, atendendo a uma determinação de seu Conselho de Administração.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.